NEW COURSE ON EPISTOLOGRAPHY, NOVA UNIVERSITY, LISBON

Introdução ao estudo da Epistolografia

Início: 09/01/2019⋅ Fim: 07/02/2019


Inscrições: de 07/11/2018 a 14/12/2018 
Datas: 9 de janeiro a 7 de fevereiro | quartas-feiras das 14h00 às 17h00 | quintas-feiras das 14h00 às 16h00.
Docente: Filipe Delfim Santos
Áreas: Línguas, Literaturas e Culturas

Objetivos
Compreender a importância das correspondências para os estudos literários, históricos, psicológicos, sociológicos, semióticos e das linguagens. Adquirir competências para a classificação, tratamento e edição de epistolários.

Programa
Problemática dos escritos autobiográficos: questões de género literário;
A matéria autobiográfica entre o espaço privado e o público: persona pública e confessionalismo;
Teorias e debates sobre a relação entre a epistolaridade e a literatura;
Conceitos, ferramentas e léxico para o estudo da epistolografia;
História da epistolografia: os secretários ou manuais de estilo epistolográfico;
Marcos emblemáticos da epistolografia: as cartas exemplares e as outras;
A materialidade da carta: códigos gerais e alternativos, linguagens e suportes;
Problemas editoriais: cartas de famosos vs. desconhecidos, oportunidade e relevância das edições: os interesses familiares e os de mercado, as censuras privadas, os critérios de seleção vs. totalidade dos documentos, a anotação e o aparato crítico, etc.;
Exemplos do estudo de alguns corpora epistolares: Pessoa, Sá-Carneiro, Régio, entre outros.

Bibliografia
JOVICIC, Jelena (2010) L'intime épistolaire (1850-1900) : genre et pratique culturelle, Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
NEVALEINEN, Terttu (2007) Letter writing, Amsterdam: J. Benjamins.
POSTER, Carol (2007) Letter-writing manuals and instructions from Antiquity to the Present, Columbia: University of South Carolina Press.
BARTON, David (1999) Letter Writing as a Social Practice, Amsterdam: J. Benjamins.
ALTMAN, Janet Gurkin (1982) Epistolarity: Approaches to a Form, Columbus: Ohio University Press.

Sobre o formador:
Filipe Delfim Santos - investigador na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA FCSH. Desenvolve as suas pesquisas em diversas áreas da história da cultura e da literatura portuguesas, especialmente no campo da epistolografia e da autobiografia. Preparou edições de epistolários de José Régio, Jorge de Sena, João Gaspar Simões, Guerra Junqueiro, Raul Brandão e Delfim Santos, entre outros.

http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/presenciais/cursos-can-1/introducao-ao-estudo-da-epistolografia
http://plataforma9.com/formacao/introducao-estudo-epistolografia.htm


Apreciação final por um dos formandos:
O curso de epistolografia teve o grande benefício de mostrar como o mundo de correspondências revela o melhor e o pior da natureza dos remetentes e destinatários que todos nós somos. Tendo em conta que o professor em causa é não só um grande conhecedor do aporte teórico que está na base deste campo textual, mas também na praxis do seu objecto de trabalho (sendo editor de variadas edições de correspondências com alguns dos maiores vultos da cultura portuguesa), o curso foi leccionado de forma muito científica e muito preparada.
Em cada aula o professor teve a preocupação de nos acompanhar na leitura de textos epistolares canónicos, mas também na realização de exercícios práticos.
Em último lugar, gostaria de destacar o portal em linha missiva.pt, sob curadoria do professor, que esteve sempre na base das nossas discussões em aula (e fora dela), mostrando como o domínio epistolar é um campo muito diverso de conhecimentos, exigindo do seu editor uma gama variada de conhecimentos (científicos e não só). Este portal foi bastante útil por nos indicar leituras fundamentais para textos e problemáticas de diversa natureza, e é um manancial de títulos para todos os investigadores interessados de qualquer parte do mundo.

Ricardo Marques
4 de Fevereiro de 2019.




IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
há cerca de 2 meses
Os Cursos de Ano Novo (CAN) são a nova aposta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH. Estes inserem-se no projeto geral de abertura da Universidade à sociedade e visam contribuir para a qualificação dos cidadãos nas áreas das Ciências Sociais e Humanas.
Este ano o investigador do IELT Filipe Delfim Santos oferece o curso "Introdução ao estudo da Epistolografia" e a investigadora Laura Mateus Fonseca o curso "Técnicas e práticas de edição e revisão de texto".
As inscrições até 14 de dezembro de 2018. + info:https://ielt.fcsh.unl.pt/cursos-de-ano-novo/